O recurso patético ao proparoxítono humorístico ou sarcástico ou satírico

O recurso patético ao proparoxítono humorístico ou sarcástico ou satírico

domingo, 30 de maio de 2010

(presente de uma viagem a Portugal)

Você tem fé?
Muitos acham que e alienação são paralelos. O valor da sua espiritualidade está nos atos virtuosos e sinceros, e não nas obrigações impostas por HOMENS ou por uma doutrina. Não podemos confundir ‘ter fé’ com a prisão a alguma religião, obrigatoriamente. Tenha fé em você, tenha fé naqueles que você ama. Isso já é um grande começo. Ame. Seja generoso. Seja humilde. Não traia seus ideais nem a quem você ama. Cuide. Dê alimento e colo a quem lhe pedir. Cuide do que você gerou, antes de tudo. Eduque. Cultive a paz. Seja uma boa mãe, seja um bom pai. Boa irmã, boa cunhada, boa tia, boa nora. Se cada um fizer a sua parte, já estará de bom tamanho. E mais – se cada um enxergar que isso é a base da boa fé, melhor ainda. E é o segredo para a verdadeira paz.

Ninguém poderá mensurar sua fé pela sua assiduidade em missas ou cultos. Ninguém tem mais fé do que você, só porque freqüenta a missa aos domingos ou sabe a bíblia decorada.

Muitos "crentes" erroneamente se acham melhores do que o resto das pessoas. Julgam-se mais "dignos de ir pro céu" do que os demais. Eu morro de nojo disso! Isso não é certo. Isso não é sequer fé. Isso é prepotência, é um abuso de algo maior, só para si: discriminação, poder, ganância, vaidade. É também ignorância e exagero. E sabe, eles estão errados. A sua fé não pode ser medida por ninguém, só por você. Não adianta se você se trancou na igreja durante todo o fim de semana de Carnatal para afirmar a sua religiosidade, se do lado de fora, no dia-a-dia, você fala mal dos outros, julga, critica e “peca”, como dizem. Não meça nem questione a fé de outrem. Se você rezou um terço antes de dormir ou não, se fez jejum ou não, se engoliu uma bomba e se explodiu ou não. Está dentro de você, e não no tamanho dos seus atos.

Tenha a sua fé. A SUA. Tenha fé naquilo que você gosta. Sua família, sua saúde, seus amigos, seus planos. Fé é acreditar. Acredite.

Não se culpe por não ter decorado todos os trechos do "livro sagrado" ou por não freqüentar nenhuma igreja. Se você não tem todos os CDS religiosos e não os ouve enquanto lava a louça. Se você não foi ao show do "padre" Gato. Isso não fará de você obrigatoriamente uma pessoa melhor. Muitos religiosos fervorosos se enchem de verdades, conceitos e pré-conceitos, e acabam por se tornarem bem mais hipócritas do que a gente. Para tal exemplo existem padres, pastores e beatos roubando, matando, corrompendo, desrespeitando, aparecendo nos jornais como decepcionantes.

A fé está no bem que você faz - a si e ao próximo. A fé está no que você sente, e não na quantidade de estátuas que você coleciona, nem na quantidade de dinheiro que você doa à sua igreja. Se você não tem um santinho na carteira nem comeu peixe na semana santa, não se culpe. Não se culpe caso você não tenha uma religião. Se preocupe na fé. Fé em si e nos outros. Digo e repito.

Acredite que há alguém que protege você. Ele não mora no céu nem desceu uma grande montanha para entrar em contato conosco, mesmo que tudo isso tenha acontecido. Eu acredito Nele. Mas, apesar disso, acredite em alguém muito importante para a sua fé. Sabe quem é? A SUA MENTE. Tudo isso existe porque deixamos que entre na nossa mente. Já se deu conta disso? Procure DENTRO de você, e ele, Ele ELE ou como você preferir escrever: estará lá. É preciso que você o enxergue, que o sinta, que o entenda.

Basta ter fé :)
Eu tenho fé nas pessoas, Nele e em mim. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.