O recurso patético ao proparoxítono humorístico ou sarcástico ou satírico

O recurso patético ao proparoxítono humorístico ou sarcástico ou satírico

sexta-feira, 21 de maio de 2010



Cine Conhecimento é um programa de filmes que passa diariamente no Canal Futura.

A grade é basicamente os filmes mais cultuados e premiados de todas as décadas, desde Madame Bovary até Tempos Modernos.

Altamente recomendado, principalmente para quem tem parabólica.

Como o horário é para “notívagos”, não é sempre que tenho paciência e disposição para assistir. Mas quando o fiz, tive a oportunidade de ver bons filmes, como Gabbeh (Mohsen Makhmalbaf), Fala Tu (Guilherme Coelho), A Maçã (Samira Makhmalbaf), O Gosto da Cereja (Abbas Kiarostami), A dupla vida de Veronique (Krzysztof Kieslowsky)e A liberdade é azul, (Krzysztof Kieslowsky). Como eles repetem bastante o mesmo filme durante a semana e (ou) passam alguma sequência, é bem capaz de termos a Trilogia das Cores completa por esses dias. Fica a dica.

Bleu. Lirismo e poética. Destaco a cena em que Julie, a personagem que vive esse drama, faz uma leitura da peça inacabada. A câmera foca nota por nota e a trilha sonora acompanha essa leitura. O efeito é mágico e é uma das cenas que mais mexem comigo, assim como a cena de “A Dupla Vida de Veronique”, também de Kieślowski, quando Veronique vê a si mesma em uma praça onde há uma revolta de estudantes. É um conjunto belíssimo. De uma perfeita trilha sonora a imagens sem iguais. É um bom começo para quem, assim como eu fiz e faço, começa aprender um pouco mais sobre cinema, nessa jornada de conhecimento infinito.

Se conseguirem encontrar no youtube (ou em outro lugar) a introdução feita por Leandra Leal no Cine Conhecimento, sobre esse filme (A liberdade é azul), eu quero, por favor... Achei ótima! O uso das cores intencionalmente e tudo mais. Tal como me encantou em Moulin Rouge (já falei sobre isso, lembram?)... enfim.

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.