O recurso patético ao proparoxítono humorístico ou sarcástico ou satírico

O recurso patético ao proparoxítono humorístico ou sarcástico ou satírico

terça-feira, 21 de setembro de 2010

adorovocês


...Um encontro inesperado, quando o presumível seria o convívio assíduo. Afinal, três pessoas que andam pelos mesmos corredores quase que diariamente, que cursam as mesmas disciplinas, que buscam a Filosofia como nutrição diária...deveriam se encontrar diariamente. Mas tais pessoas vivem suas vidas tão singularmente que em raridade se encontram. E isso é uma pena, porque cada vez que os vejo aprendo bastante...

Foi um encontro não programado, em uma noite de segunda-feira. Goles de cerveja e tragos de cigarros trouxeram à rotina das primeiras aulas da semana uma nova face, com a inevitável essência de sempre, de quando nos encontramos: Filosofia. Dei-me a liberdade de não sentir remorso pela falta na aula.

Tenho sempre a impressão de que tudo conspira para que ao encontrá-los eu sempre ouça exatamente o que preciso para aquele momento. E então foi assim, mais uma vez. Bem assim. De repente. E sutil.

Somos o eu e a circunstância – e aquilo me proporcionou uma longa viagem na volta para casa, até agora. Quando me dei conta, havia conhecido Ortega y Gasset.

Um comentário:

  1. Nem eu, nem aquilo que nos cerca - a circunstância - é tudo. O fundamental é o eu me encontrando com essa circunstância, isto é, a minha vida. A vida de cada um, realidade radical onde se radicam todas as outras realidades. É em minha vida que deparo com as coisas e comigo mesmo. Viver é estar vivendo, é drama, onde encontro a mim e as coisas.
    Não nos basta, porém, a experiência de coisas. Essas são realidades radicadas na minha vida. Faz falta uma outra forma de experiência: a experiência da vida. Faz parte da realidade de cada vida ter uma visão do que é a própria vida. Sem essa visão - mais ou menos consciente - não seria possível viver.

    *Parte do texto de Sylvio R. G. Horta
    (Mestre e doutorando Feusp

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.