O recurso patético ao proparoxítono humorístico ou sarcástico ou satírico

O recurso patético ao proparoxítono humorístico ou sarcástico ou satírico

segunda-feira, 3 de junho de 2013

hey you

 
LENÇOL SUJO

Um casal de recém-casados mudou-se para um bairro muito tranqüilo. Na primeira manhã que passaram na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

- Que lençóis sujos ela está pendurando no varal. Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar roupa.

O marido observou calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:
- Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos... Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.
Passado um tempo a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos e, empolgada, foi dizer ao marido:

- Veja, ela aprendeu a lavar as roupas. Será que outra vizinha ensinou? Porque eu não fiz nada...

O marido calmamente respondeu:
- Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela.

E assim é.
Tudo depende da janela através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir, verifique seus próprios defeitos e limitações. Saiba ver a fundo se sua vida se caracteriza por aquilo que você faz questão de aparentar que seja, ou se há alguma falha que você insiste em ocultar, ou até mesmo não enxerga, projetando defeitos e falhas de virtude nos outros e distraindo-se tanto a ponto de não prestar atenção em si. Olhe, antes de tudo, para sua própria casa, e veja se há teto de vidro. Olhe para dentro de você mesmo, para o seu reflexo no espelho, e veja se há umbigo sujo. Olhe em volta e veja se você é perfeito(a) a ponto de querer ensinar ou julgar os outros.
Introjete nos seus pensamentos um tom a mais de humildade. Se não gostam de você, não significa que sentem inveja. Significa que há algo de errado aí dentro. ;) Construir inimizades e colecionar desdém e críticas à vida dos outros não torna você melhor do que ninguém. Pelo contrário. Faz de você a personificação da mediocridade. Desconfie se de fato o defeito e a falha estão no outro ou se na verdade há algo em você que precisa ser corrigido. 
Lave sua vidraça.
Abra sua janela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.